FALTAM
90
DIAS
21K
10K
5K
CAMINHADA
COPACABANA RJ
8OUTUBRO2017

Cuidados especiais para iniciantes em corridas

Vai participar da 1ª Meia Maratona da Advocacia? Já começou a se preparar? Para entrar no mundo das corridas de rua não basta simplesmente calçar os tênis e ganhar o asfalto: é preciso ter cuidados para evitar lesões que podem comprometer a saúde. 

Buscar um preparador físico é uma das saídas. Ele irá acompanhar o desempenho do novo praticante, aumentando gradativamente a intensidade dos treinos. Correr ao menos três vezes por semana, tentar atingir a meta dos 5k, respeitar os limites do corpo e praticar alongamentos e reforço muscular, especialmente o abdominal e membros inferiores, também são fundamentais para quem está iniciando.

Além do preparo físico, outros fatores auxiliam na performance de quem corre, como o preparo mental, visto que a prova pode durar entre 2h e 3h30 causando cansaço e fadiga. Para tanto, se faz necessário o conhecimento do percurso, obter conhecimentos e dicas com colegas que tenham o hábito de participar de maratonas. 

Estes cuidados, porém, não devem ser exclusivos de quem está começando. “Quem já treina há algum tempo e começa a não ver resultado, por exemplo, pode experimentar um treino intervalado, mesclando picos de maior esforço e descanso, o que ajuda a aumentar o metabolismo e também a gerar novos estímulos que incentivarão a evolução, senão o organismo se acomoda. O mesmo tipo de trabalho, sempre, faz com que o corpo não crie novas adaptações para superar seus limites, por isso é importante ir colocando-os à prova em diferentes fases do treino”, reforça Miguel Ângelo, preparador físico da equipe Performance Caarj.

Segundo Miguel, nos meses que antecedem a maratona é fundamental obter uma alimentação saudável e equilibrada, comendo de três em três horas alimentos ricos em carboidratos e proteínas e bebendo pelo menos 2,5 litros de água por dia. Além disso, é de grande valia o atleta descansar diariamente, dormindo pelo menos 8 horas por noite, para se recuperar do cansaço. Também é importante escolher um ou dois dias da semana para não correr e apenas fazer alguns abdominais ou alongamentos, para recuperar a energia.